Escrito por Abigail Engleman, Tradução por Gustavo Shintate, Revisão por Thomás Banha
Cidadão Cientista s. membro do grande público envolvido com pesquisa científica, normalmente em colaboração ou sob orientação de cientista profissional e instituições científicas; um cientista amador.
Figura 1: “Wildbook for Whale Sharks (Registro de Tubarões-Baleia, sem tradução oficial)” é uma ferramenta online de ciência cidadã que permite que os participantes enviem fotos de tubarões-baleia, que são identificados baseado no padrão único de suas manchas (https://www.whaleshark.org/). [Foto por Sebastian Pena Lambarri]
Apesar de não ter uma definição oficial pelo Dicionário Oxford de Inglês até 2012, a Ciência Cidadã tem sido parte da prática científica. Os avanços tecnológicos das últimas décadas, no entanto, facilitaram muito a troca de informação, agilizando mais do que nunca o envolvimento de pessoas com a pesquisa, independente do seu contexto profissional.
Para ecossistemas marinhos, que são tão vastos e variáveis, a ciência cidadã tem um potencial enorme de aumentar esforços de monitoramento e melhorar a compreensão do ambiente marinho em várias escalas de espaço e tempo.
Figura 2: Voluntários participam de um mutirão de limpeza de praia para retirada de lixo de uma praia local. [Foto por Brian Yurasits]
Tipos de Ciência Cidadã
Nem toda ciência cidadã é criada de forma igual. Os objetivos gerais e nível de envolvimento do cidadão variam drasticamente entre projetos. Na maioria dos casos, projetos de ciência cidadã são categorizados em um destes cinco tipos (Wiggins & Crowston, 2011):
- Projetos de ação: projetos voluntários que encorajam a participação local para abordar temas relevantes àquela região ou comunidade.
- Projetos de Conservação: utilizam a gestão cidadã de recursos naturais para melhorar o alcance e escopo de objetivos de gestão.
- Projetos de Investigação: utilizam o envolvimento cidadão em coleta de dados aplicáveis à questões de investigação científica.
- Projetos Virtuais: utilizam a participação cidadã em pesquisas, mas sem a necessidade da presença física do participante.
- Projetos de Educação: promovem a gestão oceânica através de ações de sensibilização formais, informais e educativas.
Figura 3: Envio de imagens de espécies marinhas para rastreamento e monitoramento populacional é uma forma comum e fácil de participação em ciência cidadã. [Foto por Luke Porter]
Benefícios da Ciência Cidadã na Pesquisa
Cientistas, sozinhos, não conseguem fazer tudo. Incluir cidadãos cientistas em projetos de pesquisa, conservação e gestão ampliam o escopo de tais esforços, obtendo “mais mãos na massa”. Com mais pessoas trabalhando para atingir um objetivo científico, projetos de ciência cidadã acabam acumulando um volume extenso de dados. Apesar de preocupações iniciais quanto ao uso de “cientistas amadores” na coleta de dados, dados de cidadãos continuam a ganhar popularidade, validade e apoio como ferramenta de pesquisa. Tirar a pesquisa de trás das cortinas e permitir não-cientistas a participar também gera um apoio à conservação e à iniciativas de gestão promovidos pelo avanço da pesquisa.
Sinais de Sucesso
Dados resultantes de projetos de ciência cidadã são muitas vezes grandes e desestruturados, o que não é aplicável a todos contextos de pesquisa, mas permanecem como componente chave para descobrir padrões e tirar conclusões fundamentais sobre nossos oceanos. Dados de coleta cidadã têm sido particularmente úteis em projetos de avistamento/monitoramento de espécies, os quais conservacionistas não conseguem monitorar todos os lugares ao mesmo tempo. Estes projetos normalmente envolvem cidadãos reportando ou enviando imagens de espécies e/ou informações ambientais para acompanhar indivíduos e populações.
Uma ferramenta australiana de ciência cidadã emprega participação cidadã para detectar a presença da estrela-do-mar coroa-de-espinhos (Dumas et al., 2020), um invertebrado voraz que se alimenta de corais causando estragos por toda Grande Barreira de Corais. Cidadãos Cientistas contribuíram com mais de 640 observações do banco de dados, registrando 38 mil indivíduos entre 2014 e 2018. O esforço colaborativo auxiliou pesquisadores e gestores a identificar riscos ao recife e priorizar consequentes pesquisas e remoção da estrela do mar (Dumas et al., 2020).
Ferramentas de relato cidadão permitem que tomadores de decisão monitorem espécies e ecossistemas em tempo real, revelando tendências importantes e facilitando a gestão. Em 2016, uma ferramenta de relato online ajudou pesquisadores a monitorar branqueamentos de corais no Oceano Índico Oeste (Gudka et al., 2020). A ferramenta de relato recebeu 698 registros que ajudaram os pesquisadores a avaliar tendências de distribuição de branqueamento e mortalidade. As informações coletadas neste estudo, apesar de básicas, foram de grande importância em detectar variações regionais e tendências de branqueamento coralino. (Gudka et al., 2020).
Encontre sua #ciênciacidadã (adaptação-livre do original em Inglês #CitSci
Existem inúmeras formas de participar em pesquisa cidadã, independente de seu interesse ou nível desejado de comprometimento. Dê uma olhada nesta lista compilada por Earp e Liconti (2019), com cerca de 120 grupos de ciência marinha cidadã (Tabela 1).
Já está participando de pesquisas científicas? Talvez uma destas organizações possa ter dados que sejam valiosos para sua própria pesquisa!
Tabela 1: Lista de quase 120 projetos e organizações de ciência cidadã publicados por Earp e Liconti (2019).
Referências
Dumas, P., Fiat, S., Durbano, A. et al. (2020) Citizen science, a promising tool for detecting and monitoring outbreaks of the crown-of-thorns starfish Acanthaster spp.. Scientific Reports 10(291): 1-10. DOI:10.1038/s41598-019-57251-8.
Earp H.S., Liconti A. (2020) Science for the future: The use of citizen science in marine research and conservation. In: Jungblut S., Liebich V., Bode-Dalby M. (eds) YOUMARES 9 – The Oceans: Our Research, Our Future. Springer, Cham. DOI: 10.1007/978-3-030-20389-4_1
Gudka, M., Obura, D., Mbugua, J. et al. (2020) Participatory reporting of the 2016 bleaching event in the Western Indian Ocean. Coral Reefs 39:1-11. DOI:10.1007/s00338-019-01851-3.
Wiggins A. & Crowston K. (2011) From conservation to crowdsourcing: A typology of citizen science. 2011 44th Hawaii International Conference on System Sciences, 1-10. DOI: 10.1109/HICSS.2011.207.